25/09/2018 - Afocefe: 55 anos de história

‘’Em 20 de setembro de 1963, um grupo de funcionários da Secretaria da Fazenda, reuniu-se na data de aniversário da Revolução Farroupilha para fundar uma associação de classe, que recebeu o nome de Associação dos Funcionários dos Órgãos Centrais da Fazenda Estadual - AFOCEFE, passando, assim, no dia 20 de Setembro ser comemorado o aniversário da entidade.

A recém criada associação, incorporando os valores farrapos, conseguiria sobreviver aos anos obscuros da ditadura militar, deflagrando, mesmo antes da legislação permitir, o direito de greve e a existência de sindicatos na função pública, duas greves no ano de 1987, consagrando-se, mais tarde, na vanguarda do movimento sindical.

Tão logo a lei admitiu o direito de greve e de sindicalização aos trabalhadores da esfera pública, a associação transformou-se, no início dos anos 90, no AFOCEFE SINDICATO. Desde esta transformação, a entidade vem promovendo debates com autoridades sobre problemas sociais e travando inúmeras batalhas na defesa de sua categoria, alcançando seu ápice no ano de 2002, quando teve a maior adesão com outra contundente greve, marcando sua inserção no meio social e político.

Não há dúvida de que a organização da entidade alavancou o crescimento profissional dos Técnicos do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, assim como elevado nível de politização e consciência de classe da categoria trouxeram a respeitabilidade ao AFOCEFE SINDICATO’’.

Por meio deste texto, escrito há 13 anos pelo saudoso presidente do Afocefe, Ademir Guedes, saudamos e homenageamos todos os Técnicos Tributários da Receita Estadual e os dirigentes da entidade que contribuíram para a construção da história de sucesso da categoria.

Comemorar 55 anos de existência, neste ano de 2018, significa para todos nós, Técnicos Tributários, futuros Analistas Tributários, um marco importante na história sindical mas, também, perspectiva de dias melhores para a categoria e a sociedade Riograndense.

Veja Também

A

Afocefe alerta: cuidado com o golpe do Processo Judicial
19/10/2018

P

Próximo ao extinto Posto Fiscal de Guaíba, Técnicos Tributários interceptam carga de mercadoria transportada irregularmente
17/10/2018

A

Afocefe é referência novamente no debate entre candidatos ao governo gaúcho sobre finanças estaduais
05/10/2018