Afocefe se reúne com Feltes

  • 1

 

O Afocefe Sindicato esteve reunido nesta terça-feira, 21, com o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, com o secretário adjunto, Luiz Antônio Bins e com o subsecretário da Receita Estadual, Mário Wunderlich dos Santos para tratar questões essenciais que garantam melhores condições de trabalho aos Técnicos Tributários.

Na reunião, que teve quase duas horas de duração, o presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, apontou os pleitos da categoria para a realização de um trabalho mais eficaz na fiscalização do ICMS. Foram tratadas a necessidade de recompor o quadro de servidores com a realização de concurso público para Técnicos Tributários para que a Secretaria da Fazenda possa oferecer uma resposta mais efetiva à sociedade, especialmente neste momento de grave crise financeira. ‘’Em 17 anos só foram realizados dois concursos para Técnicos, com a nomeação de 200 servidores. Destes, encontram-se na ativa atualmente 157 profissionais’’, disse De Martini, complementando que a faixa etária média da categoria é de 51 anos e que em pouco tempo 50% estarão em condições de se aposentarem. ‘’Isso certamente traria um colapso na Secretaria da Fazenda’’, apontou.

Também foram tratadas questões sobre promoções dos Técnicos Tributários, valorização dos servidores e das alternativas para aumentar a receita, retomando a discussão realizada no final de agosto com as demais entidades representativas da Sefaz e o secretário Feltes. O secretário garantiu que o encaminhamento deverá ser de forma harmônica, contemplando todas as categorias.

A falta de policiais militares nos postos fiscais e turmas volantes para prover a segurança das operações de fiscalização do trânsito de mercadorias e a atuação do Batalhão Fazendário também foram discutidas na reunião.

O secretário detalhou a situação financeira do Estado, enfatizando as receitas e despesas, destacando que ‘’somente o regime de recuperação fiscal, a venda dos ativos do Banrisul e uma impulsionada na economia podem equilibrar as finanças estaduais’’.

Feltes afirmou que está trabalhando ativamente para a realização do concurso para Técnico Tributário e disse que a categoria pode ser melhor utilizada, já que é essencial para o aumento da receita estadual. Falou das mudanças na forma de fazer a fiscalização, que conta cada vez mais com uso de tecnologia, mas que é necessário a presença física para um resultado mais eficaz.

O presidente do Afocefe reiterou que o Sindicato, além de reivindicar por melhores condições de trabalho para a categoria que representa desenvolve debates de Estado, deixando de lado a grenalização. ‘’Com diálogo podemos encontrar convergências e evoluir em questões importantes’’, concluiu De Martini.

O Afocefe esteve ainda representado pelo vice-presidente Gilberto da Silva e pelos diretores Guilherme Campos, Altair Rech Ramos e Laurindo Gelson Possani.

Tweet