Afocefe na posse do novo presidente da Ajuris - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe na posse do novo presidente da Ajuris

Autor 2 de fevereiro de 2022 maio 24th, 2022 No Comments
Em cerimônia realizada no final da tarde desta terça-feira, 01, o novo presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), desembargador Cláudio Martinewski, tomou posse, sucedendo Orlando Faccini Neto, que deixa o cargo depois de dois anos de gestão.
O presidente do Afocefe, Guilherme Campos e o diretor jurídico, Paulo Bitencourt, acompanharam a solenidade, realizada no auditório da sede do Ministério Público do RS.
Em seu discurso de posse, Martinewski falou dos compromissos de sua gestão para o biênio 2022/2023, destacando a participação da Ajuris em debates públicos de interesse social e a defesa do Estado Democrático de Direito.
Engajado às atividades de melhorias e qualificação do serviço público, o ex-presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública ressaltou que assume a Ajuris na condição de porta-voz da combatente, produtiva e inovadora magistratura gaúcha. ”Vamos usar dessa voz para garantir que a sociedade tenha pleno acesso ao Judiciário, sobretudo os mais vulneráveis”, afirmou.
Discorreu sobre o panorama político do país, lamentando a divisão e a falta de disposição ao diálogo. ”Debater e discordar faz parte da democracia, mas desconstruir e atacar faz parte dos piores tempos pelos quais passou a humanidade, entre eles duas guerras mundiais que ceifaram milhões de vidas e regimes autoritários, que silenciaram milhões de vozes. Mas se querem envolver a nós, Justiça, nesse insano embate que divide o país que nos vejam sempre ao lado dos que estão comprometidos com a construção de um Estado justo, e não na companhia de grupos compromissados com a violência e o caos social como forma de se perpetuar no poder”, afirmou.
Restrita a convidados e obedecendo as normas de segurança sanitária, a cerimônia contou com a presença da presidente recém-empossada do Tribunal de Justiça do RS, Iris Helena Medeiros Nogueira; do novo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira; do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, representando o governador Eduardo Leite, lideranças políticas e dirigentes de entidades de classe.