Em iniciativa promovida pela Frente Negra Gaúcha (FNG), em parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol, e com o apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da AL/RS, foi realizado o painel Racismo no futebol: Prevenção e enfrentamento. nesta segunda-feira, 23, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa (AL).
O Afocefe Sindicato esteve representado pelo presidente Alexandre Luzzi, pela diretora Cláudia Meyer e pelo diretor Adriano Vieira.
A FNG está atenta e preocupada com as relações sociais e com a situação de discriminação dos negros e negras na sociedade. A vice-presidenta, Maria Cristina dos Santos, fez um relato das campanhas contra o racismo no futebol desenvolvidas pela entidade no Rio Grande do Sul. Segundo um levantamento do Observatório da Discriminação Racial houve um aumento no número de ocorrências no ano passado no país: Foram 64 situações de racismo em 2021 contra 90 situações comprovadas em 2022. Um aumento de 40%, que se dá justamente porque os atletas têm tomado consciência da necessidade de se denunciar as ofensas.
Neste trabalho de conscientização a FNG atua em conjunto com federações, associações e as entidades esportivas.
O evento contou com a participação da deputada estadual Luciana Genro, representando o presidente da AL, com o coordenador do Fórum Democrático, Nei Câmara Neto, com o diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho, com o jornalista da RBS, Rodrigo Oliveira, com a professora da Ufrgs, Sandra de Deus, com o presidente do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, Alberto Guerra, com o secretário-geral do Sport Club Internacional, Cauê Vieira, com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman e com o gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Ricardo de Andrade(virtual).