No dia 17 de abril, quarta-feira, a diretoria do Afocefe Sindicato marcou presença na reunião-almoço “Tá Na Mesa”, promovida pela Federasul e focada no tema “Impostos e seus impactos na renda dos gaúchos”.
Durante o encontro, o presidente do sindicato, Alexandre Luzzi, juntamente com a diretora Claudia Meyer e o diretor Altair Rech Ramos, da Febrafisco, estabeleceram diálogos com autoridades e acompanharam as discussões, as quais possuem significativa importância não apenas para os Técnicos Tributários da Receita Estadual (TTREs), mas também para toda a sociedade. O projeto de aumento da alíquota modal do ICMS, de 17% para 19 %, apresentado pelo Governo do Estado e em regime de urgência, está em destaque para votação em maio, gerando debates acalorados sobre o crescimento da arrecadação e a necessidade do aumento da carga tributária.
O debate contou com a participação dos deputados Marcus Vinícius Almeida (PP), Capitão Martim (Republicanos), Felipe Camozzato (Novo), Patrícia Alba (MDB), Rodrigo Lorenzoni (PL) e Paparico Bacchi (PL). Paparico Bacchi assumiu interinamente a presidência da Assembleia devido à ausência de Adolfo Brito (PP), que se encontrava em viagem à Europa. A mediação foi conduzida pelo presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa.