Afocefe Sindicato reforça luta coletiva por reajuste salarial em Ato Unificado - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
InformativosNotícias slide

Afocefe Sindicato reforça luta coletiva por reajuste salarial em Ato Unificado

Autor 11 de outubro de 2024 outubro 16th, 2024 No Comments

Na manhã de sexta-feira, 11/10, durante o Ato Unificado pela Revisão Geral dos Salários, organizado pela Frente dos Servidores Públicos (FSP-RS), Alexandre Luzzi, presidente do Afocefe Sindicato, parabenizou os Analistas Tributários da Receita Estadual e destacou os objetivos sindicais que motivaram a FSP, juntamente com outras duas entidades, a formalizar uma emenda ao PL 287/2024, que estabelece a Lei Orçamentária para 2025.

A FSP, como uma das três entidades signatárias do documento, está mobilizada na busca por uma recomposição salarial de 10,14% para as servidoras e servidores gaúchos. Segundo Luzzi e os dados do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, desde novembro de 2014, os servidores estaduais receberam apenas um reajuste de 6% em 2022. Para recuperar o poder de compra de 2014, seria necessário um reajuste de 63,77%, conforme o INPC/IBGE, considerando apenas a reposição da inflação, sem incluir ganho real.

Além disso, a FSP luta pelo fim do teto de gastos no Rio Grande do Sul, que, embora tenha sido abolido em nível federal e substituído por um novo arcabouço fiscal, ainda limita as ações do governo estadual e impede uma reposição justa para os salários defasados dos servidores públicos.