Afocefe defende fortalecimento da fiscalização ostensiva em reunião com secretário estadual da Agricultura - AFOCEFE SINDICATO - Analistas Tributário • RS
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Afocefe defende fortalecimento da fiscalização ostensiva em reunião com secretário estadual da Agricultura

Autor 14 de novembro de 2025 dezembro 8th, 2025 No Comments
Dando seguimento às reuniões com secretários de Estado, o Afocefe Sindicato esteve nesta quarta-feira, 12, com o secretário da Agricultura, Edivilson Brum. A nova diretoria apresentou as diretrizes de gestão e os pleitos dos Analistas Tributários para o fortalecimento e valorização da carreira. Durante o encontro, foi destacado o trabalho dos Analistas Tributários e sua contribuição para o equilíbrio das finanças públicas, com foco na eficiência da arrecadação e no combate à sonegação fiscal.
“Defendemos o fortalecimento da fiscalização ostensiva no trânsito de mercadorias, realizada nos postos fiscais e pelas turmas volantes, para combater de forma efetiva a sonegação e aumentar a arrecadação do Estado”, afirmou o presidente do Afocefe, Guilherme Campos. A diretoria reforçou a importância de um novo concurso para Analistas Tributários e da nomeação nos postos fiscais e turmas volantes, a fim de suprir a carência de pessoal nessas áreas estratégicas.
O secretário Edivilson Brum abordou as ações desenvolvidas pela Secretaria, especialmente no âmbito das barreiras de fiscalização destinadas a coibir a circulação de produtos impróprios para o consumo. Também foram discutidas questões referentes ao mercado ilegal de cigarros e seus prejuízos à economia e à saúde da população.
O secretário manifestou disposição em aprofundar os temas tratados, manter um canal de diálogo aberto com a direção do Afocefe e encaminhar os pleitos dos Analistas Tributários.
O Afocefe esteve representado, além do presidente Guilherme Campos, pela diretora Josy Ema Baciquetto, pelo diretor Adelar Vendruscolo e pelo representante do Conselho Fiscal, Paulo Roberto da Silva. Também participaram da reunião os Analistas Tributários José Carlos Borges da Silveira Júnior (diretor administrativo da SEDES), Ives Leite Lucas e Sandro Schlindwei.