Na manhã desta terça-feira, 29/10, o presidente do Afocefe Sindicato, Alexandre Luzzi, se reuniu com representantes de entidades da Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP/RS) para dialogar com o líder do governo na Assembleia Legislativa (ALRS), deputado Frederico Antunes (PP). O foco da conversa foi a Revisão Geral Anual para a correção da inflação nos vencimentos das categorias e a necessidade de novas nomeações de Analistas Tributários em janeiro, uma pauta primordial para o Afocefe.
Essa reunião dá continuidade à emenda popular protocolada no dia 11 de outubro, referente ao PL 287/2024, que estabelece a Lei Orçamentária para 2025. No documento, elaborado com base em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), destaca-se a necessidade urgente de uma revisão salarial justa para os servidores estaduais.
O documento propõe um índice de 10,14% de recomposição salarial, que, embora não cubra completamente as perdas históricas das categorias, está dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, tornando o reajuste viável. Além disso, os dados apresentados enfatizam um cenário financeiro positivo para o estado em 2024, com aumento na arrecadação de ICMS e alívio financeiro resultante da suspensão da dívida do Estado devido às recentes enchentes.
Segundo Luzzi, além da pauta coletiva com a FSP, o Afocefe tem enfatizado a urgência das novas nomeações de Analistas Tributários para todas as áreas da Secretaria da Fazenda, em reuniões com a Receita Estadual, o Tesouro do Estado, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) e o Departamento de Administração da Sefaz.