A secretária da Fazenda, Pricilla Santana, apresentou na manhã desta quinta-feira, 15, o relatório da dívida pública estadual 2022, em audiência pública da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa.
O diretor do Afocefe, Wagner Bomfim, integrou a mesa de debates. Estiveram presentes também, representando o Afocefe, as diretoras Claudia Meyer, Mariusa Fernandes e o diretor adjunto, Volnei Piccolotto.
Acompanhada do subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, a secretária apontou que a dívida pública do RS cresceu 8,7% no último ano, subindo de R$ 86 bilhões em 2021, para R$ 93 bilhões em 2022, conforme dados do relatório do Tesouro do Estado. Disse que a maior parte dessa dívida é com a União e que a inflação e a taxa Selic foram os principais motivos do crescimento do saldo da dívida. Abordou os desafios para este ano, e ressaltou as perdas de arrecadação do Estado com a redução do ICMS dos combustíveis.
Participaram dos debates, coordenados pela presidente da Comissão, deputada Patrícia Alba (MDB), os deputados Miguel Rossetto (PT), requerente da audiência pública, Gustavo Victorino (Republicanos), Rodrigo Lorenzoni (PL), Joel Wilhelm (PP) e Frederico Antunes (PP), líder do governo, que anunciou a participação da secretária da Fazenda em reuniões semestrais da Comissão para fazer um relato sobre os trabalhos fiscais do governo do Estado.