Na manhã de sexta-feira, 11/10, durante o Ato Unificado pela Revisão Geral dos Salários, organizado pela Frente dos Servidores Públicos (FSP-RS), Alexandre Luzzi, presidente do Afocefe Sindicato, parabenizou os Analistas Tributários da Receita Estadual e destacou os objetivos sindicais que motivaram a FSP, juntamente com outras duas entidades, a formalizar uma emenda ao PL 287/2024, que estabelece a Lei Orçamentária para 2025.
A FSP, como uma das três entidades signatárias do documento, está mobilizada na busca por uma recomposição salarial de 10,14% para as servidoras e servidores gaúchos. Segundo Luzzi e os dados do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, desde novembro de 2014, os servidores estaduais receberam apenas um reajuste de 6% em 2022. Para recuperar o poder de compra de 2014, seria necessário um reajuste de 63,77%, conforme o INPC/IBGE, considerando apenas a reposição da inflação, sem incluir ganho real.
Além disso, a FSP luta pelo fim do teto de gastos no Rio Grande do Sul, que, embora tenha sido abolido em nível federal e substituído por um novo arcabouço fiscal, ainda limita as ações do governo estadual e impede uma reposição justa para os salários defasados dos servidores públicos.