Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Afocefe Sindicato, representado pelo diretor Adriano Vieira e o TTRE Volnei Picolotto, se uniu à Frente dos Servidores Públicos (FSP-RS) e a organizações da sociedade civil para promover um ato público em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, para lembrar que “a catástrofe que ocorreu no Rio Grande do Sul é político-ambiental”. O evento ocorreu na última sexta-feira, 7 de junho.
Durante o ato, os manifestantes cobraram a responsabilização pelas enchentes que afetaram 476 municípios, deixaram 35 mil pessoas em abrigos, mais de 575 mil desalojados e atingiram 2,3 milhões de pessoas, conforme o último boletim da Defesa Civil.
Além das denúncias de negligência política, os participantes distribuíram mudas de árvores e chamaram atenção para a crise climática. Diversas entidades manifestaram a necessidade de mudanças urgentes. Ao final do evento, foi lida uma carta elaborada pelos movimentos sociais, reforçando as demandas e o compromisso das organizações em continuar lutando por justiça ambiental e social.