
As barreiras enfrentadas pelas mulheres para terem mais voz e representatividade nos espaços de liderança do movimento sindical foram o foco central de painel realizado na tarde desta quinta-feira (20/3), no auditório do Afocefe Sindicato, em Porto Alegre (RS). Organizado pela Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate), o debate reuniu sindicatos e associações de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins.
A diretora do Afocefe Sindicato, Claudia Meyer, conduziu os questionamentos do painel sobre os desafios e conquistas das mulheres no movimento sindical. Na avaliação da dirigente, o enfoque no protagonismo da mulher proporciona refletir sobre avanços e recuos da luta das mulheres em busca de igualdade.
O painel também contou com a participação de Carmen Pasquali, presidente da Aprojus, Nívea Carpes, dirigente do Sindppen, e Rita de Cassia Reda Eloy, vice-presidente da Acespa. O presidente do Afocefe Sindicato, Alexandre Luzzi, participou da mesa e falou sobre o papel dos homens no combate ao machismo e no fortalecimento da participação das mulheres nos sindicatos. As especialistas presentes afirmam que o caminho é a construção de uma consciência de igualdade de gênero.
No final da tarde desta quinta-feira (20/3), foi realizado painel sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no acesso à política e aos cargos de poder.
Saúde mental
Pela manhã, os dois debates abordaram saúde mental – o primeiro na perspectiva de gênero e o segundo no ambiente de trabalho. “Gênero é uma construção social e, se é construído, então pode ser modificado”, disse Daniela Dell’Aglio, doutora em Psicologia Social, membro do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero da UFRGS, que palestrou no primeiro painel.
A divisão sexual do trabalho, as desigualdades salariais, os estereótipos de gênero e o combate aos assédios foram alguns dos temas abordados. “Os sindicatos têm papel fundamental na garantia dos direitos e na capacidade de mobilização”, ressaltou Aline Krás, psicóloga clínica, doutora em Antropologia e diretora do Instituto Bellevue de Psicologia, uma das palestrantes do segundo painel.
Conacate reconhece mulheres com atuação de destaque
Mulheres que se destacam por suas atuações em defesa dos direitos e na promoção da equidade, que ocupam cargos políticos ou de liderança, foram homenageadas na abertura do evento Os Desafios do Protagonismo Feminino no Serviço Público – Saúde, Política e Sindicalismo. A cerimônia foi realizada no final da tarde desta quarta-feira (19/3), na sede do Afocefe Sindicato, em Porto Alegre.
As homenageadas foram: Mari Perusso, servidora pública e superintendente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; Pricilla Maria Santana, primeira mulher a assumir a Secretaria da Fazenda (Sefaz); professora Helenir Aguiar Schürer, ex-presidente do Cpers Sindicato; e Lohanna França, deputada estadual pelo PV de Minas Gerais.
Fotos: Bruna Karpinski e Beatriz Yuki/Conacate