A diretoria do Afocefe Sindicato prestigiou a homenagem ao desembargador federal Rogério Favreto, que recebeu no final da tarde desta quinta-feira, 31, na Câmara de Vereadores, o título de cidadão porto-alegrense.
Diretor da Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o desembargador é professor da Escola Afocefe, no curso de Formação em Cidadania Fiscal.
A homenagem é uma iniciativa do vereador Carlos Roberto Comassetto e da ex-vereadora Margareth Moraes. O presidente do Legislativo, Hamilton Sossmeier, destacou a atuação jurídica do homenageado enquanto servidor público e a notável carreira que construiu. Destacou a luta em defesa da democracia e a coragem de enfrentar o regime, concedendo habeas corpus ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a operação Lava Jato, em 2018.
A solenidade contou com a presença do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, representando o presidente Lula, da deputada federal Denise Pessoa, representando a Câmara dos Deputados, e do deputado federal Dionilso Marcon, da deputada estadual Laura Sito e do deputado Luiz Fernando Mainardi, e demais autoridades.
O desembargador agradeceu pelo reconhecimento e disse que sua relação com Porto Alegre lhe trouxe experiência política e profissional.
A diretoria convidou Favreto para participar do 19º Sefaz Debate, que tratará sobre Reforma Tributária, e será realizado no dia 05 de outubro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, e para a celebração dos 60 anos do Afocefe, que ocorrerá no Vestíbulo Nobre do Parlamento. Na oportunidade, o desembargador recebeu a camisa da campanha institucional do Afocefe, que defende uma tributação justa para fortalecer a democracia.
Formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, Pós-graduado pela Unisinos e mestre pela PUC-RS, Favreto escreveu as obras Comentários à Lei de Improbidade Administrativa e Comentários à Nova Lei do Mandado de Segurança.