Retomando o roteiro de visitas pelo interior, o Afocefe Sindicato, representado pelo presidente Alexandre Luzzi e pelo diretor da Febrafisco, Altair Rech Ramos, reuniu-se na sexta-feira, 4/10, com Analistas Tributários da Delegacia Fazendária de Erechim e do Posto Fiscal de Estreito.
Durante a reunião, foram discutidas as ações do sindicato em relação ao pleito que, embora tenha visto a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) do Analista Tributário na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ainda requer atenção a questões pendentes, como as diárias e a necessidade de estender a penosidade às Turmas Volantes.
A diretoria aproveitou a oportunidade para compartilhar perspectivas futuras, ouvir sugestões e responder a questionamentos dos presentes. Participaram do encontro autoridades políticas locais, como o prefeito Paulo Polis (MDB) e a secretária de Saúde, Éclesan, ambos reeleitos em primeiro turno em Erechim, no último domingo (6).
“Relatamos toda a luta política dos últimos anos, que culminou na aprovação do PLC que altera o nome da categoria para Analista. Reconhecemos a mobilização dos colegas de Erechim, que nos apoiaram no dia da votação, um momento histórico”, destacou Luzzi, enfatizando as expectativas do sindicato para os próximos pleitos.
Dentre os tópicos discutidos, destacou-se a Reforma Tributária Federal e o PLP 68/2024, atualmente no Senado, que pode impactar as leis orgânicas do estado. O Afocefe busca assegurar sua participação em discussões sobre a revisão das leis que regem a Administração Tributária, dada a importância da categoria em todos os setores da SEFAZ.
O presidente expressou satisfação em retomar as visitas a colegas mais distantes, ressaltando a necessidade de apoio e suporte aos analistas que atuam na fiscalização do trânsito de mercadorias.