Servidores vão às ruas e mostram força da unidade por salário digno e contra o desmonte do IPE Saúde
O Afocefe Sindicato e TTREs da capital e interior somaram-se às demais carreiras do funcionalismo e realizaram uma grande mobilização nesta terça-feira, 20, lotando a Praça da Matriz e as imediações da Assembleia Legislativa e Palácio Piratini para protestar contra o projeto de reestruturação do IPE Saúde, previsto para ser votado hoje.
Reivindicando uma ampla discussão com as entidades de servidores antes do projeto ir à votação, e não atendidos pelo governo, os servidores protestaram pedindo a retirada do PLC 259 da Assembleia Legislativa, que foi encaminhado pelo Executivo em regime de urgência.
Servidores permaneceram em vigília desde a madrugada e bloquearam os acessos ao Parlamento para impedir a votação do projeto. Portando faixas, cartazes e proferindo palavras de ordem, como ‘’Essa conta não é nossa, governador’’, ‘’São 9 anos de congelamento salarial. Basta’’, manifestaram o descontentamento com o projeto do governo. Por volta das 15h, escoltados pela polícia, os deputados ingressaram na Assembleia Legislativa para discutir o PLC 259 em plenário, não permitindo que os representantes do funcionalismo acompanhassem a votação.
No encerramento da Assembleia Geral Unificada, em frente à sede do governo, servidores reforçaram a importância da unidade em defesa do serviço público, do IPE Saúde e por salário digno, intensificando, agora, a luta conjunta pela revisão geral anual dos salários do funcionalismo.
Já na sede do Afocefe, o presidente Alexandre Luzzi agradeceu a participação dos colegas, e destacou a importância de cada um e cada uma na luta contra o desmonte do serviço público e pela valorização dos servidores. ‘’Seguimos fortes e unidos nas pautas que atingem toda a sociedade, e por avanços e conquistas à nossa carreira, que tem papel fundamental para o financiamento de políticas públicas e serviços essenciais, contribuindo na construção de uma sociedade melhor para todos’’, disse o presidente.