Subsecretário da Receita Estadual visita Posto Fiscal de Torres e dialoga com analistas - AFOCEFE Sindicato
Escola AFOCEFE
NotíciasNotícias slide

Subsecretário da Receita Estadual visita Posto Fiscal de Torres e dialoga com analistas

Autor 2 de maio de 2025 maio 5th, 2025 No Comments

Na tarde desta sexta-feira (2/5), os Analistas Tributários do Posto Fiscal de Torres receberam a visita do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves. O encontro reuniu mais de 20 servidores para debater a fiscalização de trânsito tendo em vista as mudanças da reforma tributária. Também foram abordadas as inovações tecnológicas, os novos sitemas para monitoramento de cargas e a conformidade fiscal.

“A vida como ela era mudou. A arrecadação vai mudar. Esse ICMS que a gente conhece não vai mais existir, vai morrer em 2032, assim como todos os nossos processos. A administracao tributária, além de não ter mais arrecadação direta, ainda dependerá do que for consumido”, disse Neves, ressaltando que os processos estão mudando radicalmente. “Os controles vão ser cada vez mais em tempo real”, afirmou.

O presidente do Afocefe Sindicato, Alexandre Luzzi, agradeceu a presença e a disponibilidade do subsecretário da Receita de ir a Torres conversar com os colegas do Posto Fiscal e aproveitou para cobrar a lotação de analistas. “Estamos há muito tempo tentando mostrar esta necessidade para a Administração. A questão de pessoal aqui é urgente”, disse Luzzi. O dirigente mencionou que das 125 nomeações recentes nenhuma foi para o Posto Fiscal de Torres, somente duas remoções.

Atualmente, há 39 servidores atuando no Posto Fiscal de Torres, por onde passam uma média de 5.000 caminhões por dia. O local representa mais de 35% do fluxo que entra e sai do Rio Grande do Sul hoje. Do total de 514 Analistas Tributários ativos que atuam na Receita Estadual, 172 estão no trânsito.

Também participaram da reunião a diretora do Afocefe Sindicato, Claudia Meyer, o diretor da Conacate, Roberto Nogueira, o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Edison Moro Franchi, e os auditores-fiscais Thiago Augusto Cardoso, da DTM, e Claudio Vivas Netto, supervisor do PFT.

Fotos e texto: Bruna Karpinski