Técnicos Tributários da Receita Estadual do Posto Fiscal do Barracão autuaram, na noite de terça-feira, 25, carga de cigarros nacionais no valor de R$ 2 milhões e 250 mil sendo transportada com documentos inidôneos para a operação por não obedecerem o previsto no regulamento do ICMS do estado do Rio Grande do Sul.
As mercadorias, oriundas de São Paulo e, parte delas destinadas ao litoral catarinense, eram transportadas em um caminhão baú, que ingressou no Estado por Maximiliano de Almeida, desviando da fiscalização. O veículo foi abordado pela Brigada Militar e encaminhado ao Posto Fiscal de Barracão, onde foi identificada a irregularidade. A carga continha 900 caixas com 50 maços de cigarro cada, num total de 45 mil maços. A operação resultou na recuperação de R$ 1.336,500.00 de Multa e ICMS aos cofres estaduais.
O Afocefe Sindicato reforça que a fiscalização tributária precisa ser efetiva para combater a sonegação e promover o desenvolvimento econômico e social do Estado. A elevação da percepção de risco com ações permanentes, conjuntas e integradas entre diversos órgãos de controle, juntamente com o aporte tecnológico, só trará ganhos ao Estado e a sociedade.