
Representantes de centrais sindicais, como a Pública Central Sindical, e dirigentes de sindicatos e associações de trabalhadores do setor público e privado, lotaram o auditório da Aiamu na manhã desta segunda-feira (4/8) para debater o fim da escala 6X1, em Porto Alegre. O Afocefe apoia esta luta – em 2024, foi implementada a jornada 4X3 para as funcionárias do sindicato. O seminário contou com a participação do senador Paulo Paim (PT) e da deputada federal Daiana dos Santos (PC do B).
O Afocefe Sindicato marcou presença no debate sobre a redução da jornada de trabalho, representado pelo presidente Alexandre Luzzi, pelas diretoras Claudia Meyer e Mariusa Santos Fernandes e pelo diretor Volnei Picolotto. O presidente da ASJ, Paulo Olímpio, falou em nome da Pública Central Sindical.
O senador Paim ressaltou que diversos países já adotaram a redução da jornada. O parlamentar citou a França como uma referência porque, além de ter uma das menores jornadas do mundo, o país teve aumento do PIB. Paim falou com orgulho de sua trajetória sindical. “Já fui deputado, vice-presidente do Senado e secretário-geral na Câmara. Mas tem uma coisa que não deixarei de ser, e serei até o fim do vida, que é sindicalista”, afirmou.
Autora do projeto de lei 67/2025, que propõe a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas, a deputada Daiana dos Santos falou sobre a importância que tem a força da mobilização. “A construção é coletiva, e a vitória também”, afirmou a parlamentar. O debate contou com a participação de representantes do Ministério do Trabalho, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência e do Dieese.