
A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública elegeu sua nova coordenação para o biênio 2026/2028, em reunião realizada nesta segunda-feira, 24, na sede da Associação do Ministério Público (AMP/RS).
O diretor Jurídico e Legislativo do Afocefe Sindicato, Paulo Bitencourt e o diretor adjunto, Fernando Cavalcanti, participaram da reunião que elegeu o presidente, Osmar de Aguiar Pacheco (Ajuris), a vice-presidente, Carmen Pasquali (Aprojus), o diretor financeiro, Fábio Castro (Ugeirm), a secretária-geral, Kátia Terraciano (Sinapers) e o diretor de Comunicação, Sérgio Serpa (Aspge). Para o Conselho Fiscal foram eleitos Marcelo Ramos (Afisvec), Patrícia Dall’Acqua (Apergs) e Paulo Olympio (ASJ).


Na oportunidade, foi apresentado relatório da gestão que se encerra, com destaque para o fortalecimento da presença institucional da entidade no debate público e político e ações em defesa dos serviços e dos servidores públicos, entre elas a liminar que garantiu o atendimento integral dos beneficiários do IPE Saúde, uma conquista fundamental para milhares de segurados que vinham enfrentando interrupções no serviço por parte de 18 hospitais, em 2024. A entidade também coordenou a campanha ‘’A conta está paga’’, marcando presença contra o Regime de Recuperação Fiscal, demonstrando que a dívida do Estado com a União está quitada. Também foi salientado a construção do projeto de lei do IPE Prev, que busca corrigir distorções provocadas pela Reforma da Previdência, especialmente no impacto sobre aposentados e pensionistas.






