No dia 13/09, a Frente dos Servidores Públicos (FSP) se reuniu na sede do CPERS com a presença dos diretores do Afocefe Sindicato, Adriano Vieira e Wagner Bomfim. O encontro teve como pauta a organização do Ato Unificado pela Revisão Geral dos Salários, previsto para sexta-feira, 27 de setembro, às 10h, em frente ao Palácio Piratini.
Durante a reunião, foram apresentados dados do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, indicando que, desde novembro de 2014, os servidores estaduais receberam apenas um reajuste de 6% em 2022. Para recuperar o poder de compra de 2014, seria necessário um reajuste de 63,77%, conforme o INPC/IBGE. Esse índice considera apenas a reposição da inflação, sem incluir ganho real nos salários.
O Afocefe também trouxe à discussão dados sobre a arrecadação do Estado do Rio Grande do Sul e reforçou a importância da mobilização de todas as entidades para o Ato, além de promover um debate sobre a questão.
O documento apresentado destacou que, na atual fase de reconstrução do estado, 65% dos 23 estados analisados concederam reajustes aos servidores neste ano, com uma média de 5%, superando a inflação acumulada de 4,24% nos últimos 12 meses, conforme levantamento do DIEESE.