No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Diálogos Afocefe receberá o escritor Kléber Rocha, que também é conselheiro da Associação Negra de Cultura (Sarau Literário Sopapo Poético, Informativo Negra Aldeia, Grupo Canela Preta), conselheiro da Frente Negra Gaúcha e consultor para instituições do Terceiro Setor. Com formação em Análise de sistema (PUC RS), Ciências Contábeis (Ufrgs), especialista em Gestão e Planejamento de Recursos Humanos (Unisinos), especialista em Gestão Pública Participativa (UFRGS), analista de Projetos e Políticas Públicas do Estado RS e pesquisador Clínicas do Trabalho (Psicodinâmica, Psicossociologia, Clínica da Atividade e Ergologia), Kléber vai tratar da questão do racismo e dos movimentos imprescindíveis para se combater o preconceito.
O Novembro Negro é o mês dedicado a tratar da temática das lutas contra as disparidades sociais que se originaram do sistema escravocrata no Brasil. O dia 20 faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, capturado e morto em 1695. Em 2003 o dia da Consciência Negra foi inserido no calendário escolar e, por força da lei 12.519/11, a data foi oficializada em todo o território nacional.
O sindicato convida a sociedade a refletir sobre a desigualdade racial, que ainda se manifesta nas mais diversas formas em nosso cotidiano, inclusive nas relações de trabalho. Mesmo que haja a previsão de penalidades para os infratores na legislação, é necessário abordar a questão da segregação recorrente e das violências praticadas contra as pessoas em razão da diferença da cor. O Afocefe defende que o trabalho sindical é imprescindível na luta contra a discriminação e quer um tratamento igualitário para todos os trabalhadores brasileiros. *O evento será aberto ao público, na sede Administrativa do Sindicato, às 15h, e terá transmissão simultânea pelo You Tube*.