
Entidades que integram a Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP-RS) reuniram-se nesta quinta-feira (13/2) para tratar da mobilização pelo reajuste anual. Os dirigentes de sindicatos e associações presentes definiram que a o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para tentar reverter os ataques sofridos pelos servidores devido à reforma administrativa de Eduardo Leite deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2025. O presidente do Afocefe Sindicato, Alexandre Luzzi, participou do encontro realizado na sede do Cpers, em Porto Alegre.
Para dar sequência à luta pela revisão geral da inflação, a FSP enviará ofício solicitando audiências com os deputados Pepe Vargas (PT), presidente da Assembleia, e Frederico Antunes (PP), líder do governo. Também foi encaminhada a retomada da luta contra o teto de gastos estadual. Por fim, os dirigentes falaram sobre a conjuntura atual, como a questão climática e a saúde dos servidores, bem como sobre o não cumprimento dos investimentos mínimos em saúde e a redução de 35% dos investimentos em educação.
Na próxima reunião da FSP, prevista para ocorrer na segunda semana de março, a economista Anelise Manganelli, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentará um panorama da situação do Estado.
Foto: Caco Argemi/Cpers